Olá Licio Souza do Rio de Janeiro - RJ!

 Respondendo sua pergunta iniciemos conhecendo o que João nos apresenta nesta sua primeira carta 3,4-8:

4Todo o que comete pecado comete também a iniqüidade, porque o pecado é a iniqüidade.Mas sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e nele não há pecado.6Todo aquele que permanece nele não peca. Todo aquele que peca não o viu e nem o conheceu,7Filhinhos,que ninguem vos desencaminhe. O que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.8Aquele que comete o pecado é do demônio, porque o demônio é pecado desde o princípio. Para isto é que o filho de Deus se manifestou, para destruir as obras do demônio.” (1 Jo 3,4-8) Bíblia de Jerusalém.

Percebemos que o estilo da escrita de João é de carta de recomendação, de orientação para a comunidade que já conhece Jesus Cristo e luta para ser fiel ao evangelho. João se preocupa porque na comunidade existe um grupo de hereges que se julgavam justos e divulgam que nenhuma ação que praticam por mais corrupta que seja, podia manchá-los ou afastá-los de Deus. João neste escrito procura corrigir esse modo de pensar deste grupo de hereges, dizendo que toda a ação má, sendo uma violação da lei de Deus, é oposta a justiça, a santidade de vida, e que em conseqüência ninguém pode ser justo e santo, quando se deixa dominar pelo pecado.

João mostra que Deus nos tem dado tanto mor que nos fez seus filhos, e nos destina a sua glória a glória eterna, benefício que o mundo não pode conceder, porque não conhece a Deus. Entretanto João pondera, se não quisermos perder estes títulos é preciso não cometer o pecado e assemelhar-se a Jesus Cristo que o expiou por nós para que ele cessasse de se manifestar.Quem é portanto, filho de Deus, não comete pecado porque Deus é justo, e o pecado ofende frontalmente a justiça.