Olá Pedro Lisboa de Belém - PA!

 Encontramos muitas interpretações sobre este capítulo 4 do Cântico dos Cânticos. Mas para uma resposta em que os leitores possam ler a tua pergunta faz sentido. Falas em resposta resumida. Para resumirmos o capítulo 4 do Cântico dos Cânticos a melhor maneira é descobrir as frase chaves e procurá-las entende-las.

 

 Um casamento entre Salomão e sua amada

 O capítulo 4 seguido do primeiro versículo do capítulo 5 apresenta a cerimônia de casamento entre Salomão e sua amada. De forma única Salomão neste capítulo 4 a chama de “minha noiva”.

 

 Descrição da beleza do noivo e noiva

 Com louvor exuberante, a noiva e o noivo descrevem a beleza da pessoa amada. As descrições de beleza da pessoa amada nem tanto descrevem à beleza física, mas qualidades morais admiráveis dos amantes.

 

 Salomão descreve a noiva

 “Es toda bela, minha amada; e não tens um só defeito” (Cântico dos Cânticos 4,7) Bíblia de Jerusalém.

Salomão utiliza a expressão “jardim fechado”, para referir-se à sua noiva no verso 12, denota virgindade.

Salomão fala que, no momento do casamento, ela ainda era virgem.

No Cântico dos Cânticos a relação sexual entre os amantes ocorre apenas no contexto do compromisso do casamento.

O centro e o ápice do Cântico dos Cânticos está nos versos 4,16 e 5,1 são dois versos com igual número de linhas poéticas

 

O convite da noiva para o noivo

 A noiva convida seu noivo (Salomão) a vir até seu jardim e se deliciar dos frutos do jardim dela (versículo 16).

 

O noivo aceita o convite

 Salomão o noivo alegremente aceita o convite (5,1). Seria a cerimônia pública do casamento. A noiva convida o noivo ele aceita e se completa a aliança de casamento com a união sexual.

Na parte final do verso (5,1) a autoridade da voz do próprio Deus parte final do verso (5,1) pronuncia uma bênção sobre o casamento recém concluído.