Olá Laucir de Carvalho Souza de Belo Horizonte - MG

Para responder sua pergunta de inicio é necessário um esclarecimento. Falas em "Lucas discípulo de Jesus". Entre os 12 discípulos/apóstolos de Jesus não encontramos  Lucas. Portanto o evangelista Lucas, não conheceu Jesus pessoalmente e nem foi seu discípulo na Palestina durante a vida pública de Jesus.

Muitas vezes por causa de seus escritos, o Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos, consideramos que ele era do primeiro grupo os discípulos de Jesus, mas na verdade ele não faz parte do grupo dos 12 discípulos de Jesus.

Uma confirmação do próprio escrito de Lucas na abertura de seu evangelho atesta esta realidade vejamos Lucas 1,2-3:

"conforme, foram testemunhas oculares e ministros da Palavra, a mim também pareceu conveniente, após acurada investigação de tudo desde o princípio, escrever-te de modo ordenado, ilustre Teófilo". (Lucas 1,2-3) Bíblia de Jerusalém.

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.

A segunda parte de sua pergunta está correta. Paulo foi amigo e companheiro de evangelização de Paulo, muitos estudiosos de Paulo dizem que inclusive que ele foi seu médico, pois tinha profissão de médico. Hoje o apóstolo Paulo é considerado o patrono dos médicos. Nos Atos dos Apóstolos o evangelista Lucas dedica grande parte do escrito as atividades apostólicas de Paulo.