É um termo pouco conhecido para descrever uma relação sexual a três. E, obviamente, isso só pode vir de uma novela que cria sensacionalismo graças ao fundo bíblico, considerado tipicamente conservador, apimentando uma história que a Bíblia conta de maneira completamente diferente. Essa cena foi transmitida no último mês em um dos capítulos da novela “Gênesis”, transmitida pela Record. Segundo os autores, trata-se de uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia, dividida em 7 fases. Esse capítulo e o tema tratado se referem à sexta fase, que fala de Jacó, o terceiro dos patriarcas.

Antes de entrar mais diretamente na questão que você apresenta, sublinho que um confronto fácil entre o que apresenta a novela e o que diz a Bíblia seria a melhor maneira de discernir e criar uma perspectiva crítica em relação ao entretenimento proposto pela TV. Para fazer esse confronto, leia a história dos patriarcas, poucas páginas da Bíblia. A história de Abraão começa em Gênesis 12. Mas visto que aqui tratamos do terceiro patriarca, leia especialmente o ciclo de Isaac e Jacó, que começa em Gênesis 25,19 e termina em Gênesis 36. Em 15 páginas, a Bíblia conta tudo o que sabemos sobre Isaac e Jacó. Conhecendo o que ali se encontra escrito, você poderá julgar até que ponto a novela é fiel às escrituras.

 

Jacó e Esaú

A história do terceiro patriarca é uma história muito interessante. Dizendo em palavras banais, Jacó parece ter passado a perna em Esaú, ‘comprando’ a primogenitura, ganhando assim o direito de ser o filho mais importante de Isaac. Isso obviamente deve ter causado muitas tensões, mas delas a Bíblia não fala muito. Ao contrário, sublinha a dignidade e amizade que em certo momento houve entre os irmãos (veja o encontro entre os dois Irmãos, no capítulo 33 de Gênesis). A Bíblia narra também como Esaú é o pai de um grande povo, os edomitas, jogando com a palavra que descrevia o fato dele ser ruivo, vermelho (admoni, em hebraico).

Em relação à atividade sexual, obviamente nenhuma descrição detalhada sobre isso encontramos na Bíblia. Tudo o que você vê na novela nasce da fantasia dos roteiristas. Contudo, pode ter certeza de que os patriarcas tinham várias mulheres, praticando, portanto, a poligamia. Chegar à monogamia foi um percurso lento na Bíblia, contudo, ela representa uma meta alcançada e bendita pelo Senhor.

Para mostrar quão complexa era a vida matrimonial dos patriarcas, cito aqui em seguida Gênesis 36,2-5, que fala sobre as esposas de Esaú:

Esaú casou-se com mulheres cananeias: Ada, filha de Elon, o heteu; Oolibama, filha de Ana, filho de Sebeon, o heveu; Basemat, filha de Ismael e irmã de Nabaiot. Ada gerou Elifaz para Esaú; Basemat gerou Rauel. Oolibama gerou Jeús, Jalam e Coré. São esses os filhos de Esaú, nascidos na terra de Canaã.