O nome da deusa Inana, tal qual, não aparece na Bíblia. Embora a Bíblia tenha muitos contatos com a cultura dos sumérios, que adoravam essa deusa, dela nada é dito na Bíblia. A partir de Sargão, cerca de 2 mil anos antes de Cristo, essa deusa foi identificada com Ishtar, deusa muito popular na Mesopotamia, e as duas passaram a ser consideradas a mesma. Ishtar, mais tarde foi também associada com o planeta Vênus e a deusa venere. Ishtar aparece na Bíblia também como Astarte, a mais importante deusa dos fenícios, filha de Baal. Aparece em Juízes 2,13; 10,6; 1Samuel 31,10; 1Reis 11,5.33; 2Reis 23,13.

 

Quem é Inana?

É uma deusa muito popular nos mitos sumérios. Foi sempre associada ao amor, à fecundidade e à fertilidade. Provavelmente provoca interesse porque tinha uma particular devoção a ela na cidade de Ur, terra de Abraão. Era conhecida como “rainha do céu”, certamente por ter uma índole que levava a dominar os outros deuses, aspectos que a levam também a ser um ícone do movimento feminista moderno: embora esteja em um ambiente, o panteão sumério, dominado por homens é igualmente poderosa, provavelmente mais do que as divindades masculinas.

Emblemática é a sua presença na epopeia de Gilgamesh, de ambiente acádico. Quer tornar-se esposa de Gilgamesh, mas é rejeitada. Protesta com o pai Anu e dele recebe o Touro dos Céus, que entrega a Enquidu para atacar a Gilgamesh. Mas os dois, Enquidu e Gilgamesh matam o Touro.