Olá Lucas de Tanabí - SP

 

Entender as palavras 'Estrela de Davi' e 'Escudo de Davi'

Somente depois de admitirmos que na Bíblia Sagrada aparece em vez de estrela de Davi mas escudo de Davi poderemos localizar o termo na Bíblia.

 

Na Bíblia aparece escudo de Davi em vez de estrela de Davi

Um dos símbolos judaísmo é a estrela de David. A estrela de seis pontas formada por dois triângulos é o símbolo oficial do povo judeu. Permanece uma pergunta o que esta estrela tem a ver com David?

O símbolo e construído em forma de estrela com as duas letras Dálet vindas do alfabeto hebraico e que compunham o nome David. Como o passar do tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu e encontramos na própria bandeira de Israel.

 

A Estrela Hebraica de Davi

Este símbolo em Hebraico a estrela não é chamada de "Estrela de David" e sim “magen david” ?ָ?ֵ? ?ָּ?ִ? - o "Escudo de David".

Por que essa diferença é importante?

Em Gênesis 15 aparece Deus como escudo.

A palavra Hebraica para escudo, “Magen”, significa proteção.

Em Gênesis 15, 1 Deus faz um pacto com Abraão dizendo:

"Não temas Abraão! Eu sou seu escudo (magen), tua recompensa será muito grande". (Gênesis 15,1) Bíblia de Jerusalém.

Nos Salmos, encontramos outro uso da palavra relacionado com Deus feito pelo próprio David, repetindo várias vezes que apenas Deus é "nossa ajuda e nosso escudo" (magen), quem nos oferece segurança de verdade. Portanto, a "Estrela de David" é na verdade um símbolo de proteção Divina.

Cito umas das tantas passagens Salmos 3,4.

"Mas tu Iahweh es o meu escudo que me protege, minha glória e o que me ergue a cabeça. (Salmos 3,4) Bíblia de Jerusalém.

De acordo com a tradição judaica, este símbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exército do rei Davi.