Sabemos muito pouco sobre a cidade onde Jesus ressuscitou o filho da viúva. No Século XIX, os franciscanos conseguiram construir uma igreja na cidadezinha muçulmana que existe ainda hoje, não muito longe do Monte Tabor, na região da Galileia. É um local pouco visitado e até alguns anos atrás era difícil visitar a igreja que relembra o milagre de Jesus. Há 1 ano os franciscanos nomearam um frade, que mora na comunidade do Monte Tabor, encarregado de incrementar a presença cristã na cidade que hoje conta com certa de 2 mil habitantes, todos de religião muçulmana. Em breve provavelmente teremos ali um convento franciscano.

As cidades antigas mais importantes eram construídas dentro de muralhas para se protegerem contra as invasões dos inimigos. E nas muralhas existiam as portas que permitiam entrar na cidade. Isso é muito evidente em Jerusalém, ainda hoje. Mas cidades menores não tinham esse privilégio. Não sabemos muito de Naim no tempo dos romanos, mas graças as escavações arqueológicos, especialmente realizadas para a construção da igreja no Século XIX, parece que representava uma etapa importante no itinerário dos antigos pelegrinos. Mesmo assim, isso não nos permite determinar quanto grande era a cidade no tempo de Cristo e quantas portas tinha. De qualquer forma, o evangelho diz que Jesus se aproximou da porta da cidade e isso nos leva a supor que era uma cidade fortificada.

Recordamos aqui o episódio do milagre de Jesus, como contado por Lucas 7:

E aconteceu, pouco depois, ir ele à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão. E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Jovem, eu te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda a Judeia e por toda a terra circunvizinha.

Assista esse vídeo e veja como é a cidadezinha hoje.