Olá Stefani Barboza Santos de Presidente Epitácio - SP!

Lendo sua pergunta a respeito da realidade pós morte, pode se pensar que seja uma mera curiosidade. Mas meditando sobre a questão o primeiro texto bíblico que pode nos ajudar na compreensão vem de Lucas 16,19-31. Este texto do evangelho trata desta realidade pós morte, com muita clareza. É a conhecida história de Lázaro e o Homem rico. Em (Lucas 16,19-31), que argumenta acerca de que os mortos lembram de suas vidas terrenas.

O que a história de Lázaro (o mendigo) e o homem rico nos dizem:

Lázaro morreu e o homem rico também morre. O homem rico no sofrimento do Hades pede a Abraão que manda de volta Lázaro a terra para avisar os irmãos do homem rico sobre o destino de sofrimento e dor que aguardam o injusto (conf. Versículo 27-28). Aqui o homem rico se lembra dos parentes. O homem rico lembra de como foi sua vida na terra de conforto e opulência pecaminosa. (versículo 25). A lembrança que vive o homem rico no Hades reforça muito mais sua miséria.

É importante entendermos a realidade do céu atual e do estado eterno.

Assim que, é importante fazer uma distinção entre o estado eterno e o céu atual. Quando morremos, acontecerá o julgamento e vamos para o céu atual, mas esse não é nosso destino final.

A Bíblia tanto no Antigo Testamento no livro de Isaias ou no Novo Testamento em Apocalipse fala de (um novo céu e uma nova terra” Este será nosso lar eterno e permanente. Ambas as passagens citadas são encontradas em (Isaías 65,17 e Apocalipse 21, 1) referem-se ao tempo final ao estado eterno, não ao céu atual, que vamos depois da morte a espera do julgamento divino.

O livro do Apocalipse mostra a tristeza no céu na seguinte passagem de Apocalipse 6,9-10:

“Quando abriu o quinto selo, vi sob o altar as vidas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que dela tinham prestado. Eles clamaram em alta voz: Até quando ó Senhor, santo e verdadeiro, tardarás para fazer justiça vingando o nosso sangue contra os habitantes da terra?” (Apocalipse 6, 9-10) Bíblia de Jerusalém

João está obviamente no céu e ele vê e ouve aqueles que o se lembram da injustiça feita a eles. Seus altos clamores de vingança indicam que, no céu atual, vamos nos lembrar de nossas vidas na terra, incluindo as coisas ruins. O céu atual de Apocalipse 6 é temporário, porém, dando lugar ao estado eterno em Apocalipse 21.