Olá Alice Vitória Da Cruz Oliveira de Porto Acre - Ac!

As pessoas que nos enviam perguntas bíblicas, esperam que as respostas tenham, da mesma forma, base bíblica. Caso contrário não botam muita fé na resposta.

Para sua pergunta, consultado os livros sagrados, não vamos encontrar escrito nos textos bíblicos que a lei de Moisés foi válida para as pessoas que viveram anteriormente, seja em Israel, ou nas duas grandes civilizações do Oriente Médio, os Egípcios e Babilônio.

Devido a isto, a resposta parte destes pressupostos. Israel foi influenciado pela organização jurídica em primeiro lugar da Babilônia mas também do Egito, onde o povo de Deus viveu na Babilônia viveram muitos anos como deportados e também no Egito. O contato, a vivência os trabalhos nestas regiões influenciaram o pensamento jurídico do povo de Deus bem como encontramos na Lei de Moises, muitas leis semelhantes as observadas na Babilônia e no Egito.

A lei de Moises foram observadas anteriormente por outras pessoas:

Olha o que entendemos é:que a lei de Moises foi colocada por Deus, para que seu povo, o povo de Deus, a  observasse. Certamente outros povos observaram leis que tinham semelhança com as de Moises. Entretanto não se podem afirmar que a Lei de Moises já era conhecida e observada anteriormente.

Coloco algumas leis jurídicas do código de Hamurabi, utilizado na Babilônia que tem semelhança com uma ou outra lei de Moises.

Vejamos a exposição de alguns artigos do Código de Hamurábi, escritos no Primeiro Império Babilônico, e da Lei Mosaica, elaborada pelos hebreus nos tempos de Moisés.

 

Artigos do Código de Hamurábi:

— Se um homem furar o olho de um homem livre, furar-se-lhe-á um olho.

— Se ele fura o olho de um escravo alheio ou quebra um membro ao escravo alheio, deverá pagar a metade do seu preço.

— Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.

— Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto.

 

Extratos da Lei Mosaica:

— Se um homem der um soco no olho do seu escravo ou da sua serva, e, em consequência, eles perderem esse órgão, serão alforriados como compensação.

— Não se punirá o homicida antes de ouvidas as testemunhas. Ninguém será condenado pelo testemunho de um só.

— Aquele que ferir seu pai ou sua mãe será punido de morte.

— Aquele que ferir um dos seus concidadãos será tratado como o tratou: receberá fratura por fratura e perderá olho por olho, dente por dente. (Chamada Lei do Talião)

 

Concluindo: O que existiu entre os povos do Antigo Oriente foram intercâmbios de cultura de leis que estes povos julgavam procedentes para que as pessoas pudemos viver em paz e ordem.