Olá Carlos Alberto Gonçalves de Aspásia - SP!

Pesquisando o uso das cruzes para pena de morte que os Romanos utilizavam, encontramos quatro tipo de cruzes. O último tipo de cruz e chamada de “imissa” cruz que tinha a forma da cruz, como a conhecemos. Tradicionalmente se considera este tipo de cruz foi carregada por Jesus e crucificado.

Entretanto existe um outro tipo de cruz considerado por muitas pessoas, como sendo a que Jesus carregou. Afirmam que Jesus carregou, em seu caminho até o local da execução, apenas a parte horizontal. A estaca vertical permanecia no local das crucificações geralmente na entrada das cidades para que servisse de exemplo a todos que por ali circulassem. Estas pessoas argumentam que Jesus apenas carregou a parte horizontal pois pesava menos. A parte horizontal da cruz pesava 22 quilos. A aste vertical que permanecia no local pesava em torno de 70 quilos.

 

Complementando:

A utilização de cruzes e da crucificação era praticada desde o século 6 a.C. pelos antigos persas e babilônios, para punir as pessoas que eram condenadas por suas ações erradas. O imperador Romano Constantino aboliu esta pratica no ano de 337 d.C.

Tipos de cruzes usadas pelos Romanos:

  1. Cruz decussata (em forma de X),
  2. Cruz quadrata (em forma de +),
  3. Cruz comissa (em forma de T) e
  4. Cruz imissa (em forma da cruz, como a conhecemos).

Assim que consideramos que a cruz de Cristo foi do tipo comissa ou imissa, pois a própria palavra para crucificar no Novo Testamento é stauros, que significa colocar em um tau (nome da letra T em grego).

Como no alto da cruz foi pregado uma placa identificando Jesus é possível que a cruz como a conhecemos possa ter sido a utilizada.