O que levou o Herodes mais famoso à morte foi provavelmente uma doença conhecida hoje com o nome de fasceíte necrosante que, como lemos na Wikipedia, "é caracterizada por uma infecção aguda dos tecidos moles do períneo, com celulite necrotizante secundária a germes anaeróbicos ou bacilos gram-negativos, ou ambos". Sendo uma doença muito impressionante, muitos atribuem a morte de Herodes, assim dramática, a seu estilo violento, isto é, seria uma punição por todo o mal que cometeu durante a sua vida. Conhece-se bem o quão sanguinário fosse, chegando inclusive a mandar matar filhos e esposa. Foi ele o autor do massacre dos inocentes, a morte de todos os meninos abaixo de 2 anos, tentando assim matar ao menino Jesus, o rei buscado pelos magos, como lemos em Mateus 2,16:

Então Herodes, percebendo que fora enganado pelos magos, ficou muito irritado e mandou matar, em Belém e em seu território, todos os meninos de dois anos para baixo.

Sabemos bem que a violência gera violência, mas a doença não é nunca una punição divina ou algo parecido, pois Deus não é vingativo e nem condena desse modo as pessoas.

 

Herodes o grande

 Na Bíblia aparecem vários "herodes". Esse de quem estamos falando é o maior deles, dito de fato "o grande". Foi o pai de outros herodes mencionados nos Evangelhos. Herodes o Grande foi aquele que reformou o Templo e que morreu logo depois do nascimento de Cristo. Seus filhos continuaram adminsitrando a região da Palestina, tendo sido dividida em três partes (veja aqui).