No versículo 10 desse Salmo lemos:

Moab é a bacia em que me lavo, e sobre Edom eu lanço a minha sandália. Grita a vitória contra mim, ó Filisteia.

O nosso leitor tem dificuldade em entender essa imagem. A mensagem bíblica está ao alcance de todos, mas nesse caso resulta evidente que uma análise ajudada pelo estudo acadêmico ajuda a colher de maneira mais profícua aquilo que o autor sagrado quis transmitir. Nesse caso concreto, para bem entender essa oração, que é o salmo, é necessário conhecer um pouco da geografia e história da caminhada do povo eleito.

O contexto histórico desse salmo é obviamente o desastre da destruição de Jerusalém e o exílio da Babilônia, em 587 antes de Cristo. O povo está desesperado e, através da evocação da história do passado, tenta aumentar a própria coragem para combater o desespero da perda do Templo e da própria terra. E a evocação da história do passado é a recordação daquilo que fez Deus para o seu povo eleito durante o período do Êxodo (veja também o Salmo 44 e o 80).

Moab, Edom e Filisteia são três regiões presentes na história da caminhada do povo pelo deserto, desde a saída do Egito, liderado por Moisés, até a entrada na Terra Prometida, sob a guia de Josué. Tudo isso é contado nos primeiros livros da Bíblia, sobretudo a partir de Êxodo 13. Nessa imagem que criei de maneira bastante exagerada, sem muito cuidado, sublinhando os três locais e o ponto de partida do povo, vindo do Egito, fica evidente a importância estratégica dessas três regiões. Dominá-las é garantir a paz de Israel, que se instala na área indicada no polígono. Quando o salmista diz que Deus as usa com muita tranquilidade, como se fosse à casa sua (bacia para tomar banho = Moab, e local para deixar a sandália = Edom, além da certeza da vitória contra a Filisteia), está sublinhando uma situação de tranquilidade para o povo e isso inspira confiança no povo exiliado.

Em palavras bastante banais, o salmista através dessa imagem está dizendo: “ó vós, povo que agora estais em exílio, em situação desesperadora, ânimo, por que o Senhor tudo pode e vos fará estar em paz, tranquilos”.