Olá Anderson Campos do Rio de Janeiro - RJ!

Queres saber se na Bíblia fala na circuncisão de Moisés. De fato não se encontra uma passagem que narra o acontecido. Mas podemos da leitura dos textos bíblicos do livro do Gênesis e Êxodo chegar a um consenso.

Podemos dizer que segundo o que a Bíblia nos transmite, a circuncisão fora uma cerimônia ordenada por Deus a Abraão e aos seus descendentes como um sinal do pacto que fora estabelecido entre o Senhor e o seu povo. O texto bíblico é claro em Gênesis 17,9-14 que narra o acontecido. Vejamos:

Deus disse a Abraão: Quanto a ti tu observarás a minha aliança, tu e a tua raça depois de ti de geração em geração. E eis a minha aliança, que será observada entre mim e vós, isto é tua raça depois de ti: que todos os vossos machos sejam circuncidados. Farei circuncidar a carne do vosso prepúcio; e este será sinal da aliança entre mim e vós. Quando completarem oito dias todos os vossos machos serão circuncidados entre vós, de geração em geração. Tanto o nascido em casa quanto o comprado em dinheiro a algum estrangeiro, que não é de tua raça. Deverá ser circuncidado o nascido em casa e o que for comprado por dinheiro. Minha aliança estará na vossa carne como uma aliança perpétua. O incircunciso, o macho cuja carne do prepúcio não tiver sido cortada, esta vida será eliminada de tua parentela: ele violou a minha aliança. (Genesis 17,9-14) Bíblia de Jerusalém.

Com base nessa passagem da bíblia, é possível saber qual a tribo em que Moisés pertencia, além de poder falar com propriedade que ele era circuncidado, uma vez que a sua mãe o manteve em segredo por três meses, já que o rito de circuncisão era feito ao oitavo dia de vida da criança do sexo masculino.

Certo homem da casa de Levi foi tomar como esposa um descendente de Levi. A qual concebeu e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, escondeu-o por três meses. (Êxodo 2,1-2) Bíblia de Jerusalém