Sinto muito, mas a Bíblia não fala expressamente dos dinossauros, assim como não fala de tantos outros animais. Ela não cobre tudo o que existe, mas é um princípio para tudo aquilo que existe e que somos. Em relação aos animais, tratando o dinossauro como um deles, ela bem diz que tudo foi criado por Deus. Portanto, sob essa perspectiva, o dinossauro foi criado por Deus, uma criatura como as outras. Nos dois relatos da criação, no início da Bíblia, em Gênesis, não encontramos os nomes dos animais criados. No primeiro relato, os animais foram criados no quinto dia (Gênesis 1,20-23), enquanto que no segundo (Gênesis 2,19), todos os animais foram criados juntos com o objetivo de ver se podiam servir ao homem.

A pergunta que você lança sobre os dinossauros, animais pré-históricos e extintos, poderia ser aplicada a várias outras realidades, afinal de conta eles não são os únicos animais estintos (veja aqui o elenco de alguns estintos nos últimos séculos). Esses animais são menos conhecidos, mas paralelamente provocam aparentemente o mesmo problema. Talvez a questão central da pergunta tem a ver com a antiguidade dos dinossauros e a recente idade do ser humano, coisa incongruente quando se lê a bíblia de maneira literal. E provavelmente aqui se encontra o problema: a leitura da criação como contada pela Bíblia.

O objetivo do texto bíblico não é fazer uma história da humanidade, do ponto de vista cronológico. A Bíblia conta a origem humana e de todo o mundo. Mas faz isso não de maneira científica como estamos acostumados hoje. Conta de onde viemos, quem somos usando imagens típicas de um tempo, de um contexto particular, estranhos ao nosso mundo. Nós não as conseguimos entender de maneira imediata, exceto com um pouco de estudo. A solução para isso, durante algum tempo, foi ensinar que tudo o que a Bíblia diz aconteceu exatamente assim. Isso funcionava até quando não havia contradição. A partir do momento em que as ciências conseguem conprovar que os dinossauros viveram há 65 milhões de anos e o ser humano apareceu há apenas 150 mil anos atrás, fica evidente que aquilo que conta a Bíblia não pode ser lido de maneira literal, mas com outra perspectiva. É isso que precisamos mudar: nosso modo de ler os primeiros capítulos da Bíblia.

São histórias compostas usando informações mitológicas típicas de uma época e de um contexto particular que transmitem uma verdade teológica revelada e vivida a partir de uma experiência de fé. Quem contou a história da criação não tinha elementos para falar dos dinossauros, mas sabia muito bem que tudo o que existe veio do Deus. A Bíblia foi inspirada por Deus, mas escritas por pessoas concretas, inseridas na realidade do próprio tempo, com os limites típicos de então. A palavra de Deus é uma experiência encarnada, não um ditado.

Portanto, esses são os elementos que precisamos ter presentes quando inserimos uma reflexão sobre a criação e os dinossauros. Eles, como todas as criaturas, vieram de Deus, mas não podemos nos apoiar na Bíblia para termos detalhes históricos sobre quando nasceram e como se extinguiram. A Bíblia apenas diz que, "em princípio" Deus também os criou.