Olá Nádia Patrícia Mendes de Cuiaba - MT!

Respondendo sua pergunto coloco minha experiência como biblista que acompanha grupos de estudo bíblico e participo nas reuniões de preparação a Liturgia dominical, em que se lê e partilha o evangelho. Durante todo este tempo seja nos grupos de estudo bíblico ou de liturgia nunca se utilizou no final das leituras bíblicas as aclamações da palavra de Deus ou Palavra da Salvação. São aclamações próprias das leituras nas celebrações litúrgicas, parece que este não é o ambiente, ressoa mal depois da leitura do evangelho que um membro do grupo de Liturgia aclama: Palavra da Salvação.

Tanto a resposta usada como aclamação:  Palavra do Senhor ou Palavra da salvação, faz parte do ambiente da celebração eucarística, em que a CNBB, depois de longos estudos de liturgistas adotou estas aclamações depois das leituras realizada na celebração da missa. Sem o contexto das leituras da missa estas aclamações estarão deslocadas.

Para os grupos de estudo bíblico não é nada pedagógico depois da leitura do evangelho dizer Palavra da Salvação. Tudo isto bem entendido sem desmerecer o sentido profundo dos dizeres Palavra da Salvação.

Considero as aclamações Amém ou assim seja adequadas a serem usadas nos grupos de estudo bíblico após a leitura bíblica.

Coloco ainda como ajuda na compreensão da resposta duas situações que não se utiliza no final da leitura bíblica: Palavra do Senhor ou Palavra da Salvação. Vejamos:

Na celebração da Liturgia das Horas ou do Ofício divino.

Na celebração da Liturgia das Horas ou Ofício divino, é constituída pela oração de salmos e por várias leituras longas ou breves, nunca estas são seguidas de qualquer aclamação.

Na leitura individual da Bíblia.

Permanecer em silêncio, depois dos momentos de escuta da palavra de Deus, ajuda a interiorizar a mensagem escutada, objetivo primeiro da leitura pessoal da Bíblia.