Uma pergunta difícil de responder, pois os recursos disponíveis são inumeráveis. Para dar uma resposta apropriada, precisa delimitar bem o contexto e a área de estudo. Por exemplo, as obras de estudo tratam do Antigo ou do Novo testamento, ou até mesmo de livros específicos. Obras clássicas que dão uma vista geral são aquelas que têm o estilo de "enciclopédia", que ainda existem, mas cairam um pouco de moda. Há também obras meramente científicas, que apresentam a história e o contexto dos tempos bíblicos e outras introduções que tratam sobre a teologia bíblica.

Dentro do interesse que posso detectar na sua pergunta, eu aconselheria a histórica obra do dominicano francês, professor no École Biblique de Jerusalém, no século passado, Roland De Vaux (1903-1971), Instituições de Isarel no Antigo Testamento. Você encontra uma edição de 2004 pela Vida Nova. Trata-se de um clássico para compreender os costumes do dia-a-dia do mundo Bíblico, livro que foi a base de todos nós, estudantes da Bíblia.

Além desse, posso sugerir outra bibliografia.

  • E. ARENS, Bíblia sem mitos: uma introdução crítica. São Paulo: Paulus, 2007. 
  • J. KONINGS, A Bíblia nas suas origens e hoje. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • H. DANIEL-ROPS, Vida diária nos tempos de Jesus, Vida Nosa 2009.
  • CNBB (org.). Crescer na leitura da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2003
  • L. GARMUS, “Palavra de Deus e palavra dos homens”: Estudos Bíblicos 132 (Out.-Dez./2016) 48 – 56
  • V. MANNUCCI, Bíblia, palavra de Deus. Curso de Introdução à Sagrada Escritura. São Paulo: Paulinas, 1985

Esses livros são umas gotas dágua em um oceano de literatura bíblica Se você entrar em alguma livraria cristã ou até mesmo em um site de uma editora, procure na seção "bíblia" e tenho certeza que saberá escolher uma boa leitura.