Abdias (Obdias, na Bíblia Almeida) era um "intendente do palácio" do rei da Samaria, Acab. Estamos no contexto da missão de Elias, no conflito com Jezabel, que massacrara os professtas de Iahweh. Mesmo estando da parte de Acab e Jezabel, Abdias é temende do Senhor e salva e alimenta profetas de Iahweh, salvando-os da assassínio de Jezabel. Finalmente ajuda a Elias a contatar Acab para organizar a sua disputa com os sacerdotes de Baal, evento conhecido como o "sacrifício no Carmelo".

A história dessa relação entre Elias e Abdias, se encontra em 1Reis 18.

Sobre a água, entrando diretamente no tema da sua pergunta. Sabemos que naquela região não é abundante, embora não faltem riachos e até mesmo o lago da galileia, um "mar" de água doce. Quando Abdias encontrou a Elias, a Bíblia conta que havia uma grande seca. Mas apesar disso, é provável que alguma água se encontrasse. Além disso, os eventos não são parelelos, no sentido que não se diz exatamente quanto tempo passou do tempo em que Abdias salvou os profetas até o encontro dos dois.

Convido a concentrar seu foco no fato que mesmo em um ambiente hostil ao Senhor, Abdias temeu a Iahweh e o serviu, da sua maneira.