Olá Danilo Freitas de Nova Iguaçú RJ!

Respondendo sua pergunta de forma curta e sem aprofundar nas implicações do casamento se poderia dizer que sim. O casal estaria em estado de graça diante de Deus.

Entretanto na convivência humana surgem dificuldades obrigando as Igrejas tomarem outras orientações.

Falo das orientações da Igreja Católica para a pastoral matrimonial. Sabendo que cada denominação religiosa tem suas orientações que são dadas aos seus fiéis quanto ao casamento.

A Igreja católica na pastoral matrimonial, segue a orientação do código de direito canônico que define as orientações para o casamento. Ali aparecem a questão da idade, da religião do casal, do batismo que foi recebido etc.

A orientação pastoral matrimonial da Igreja católica indica como norma para que seja feito o casamento religioso, que o casal tenha feito o casamento civil. Pode ser no mesmo dia no cartório, ou uma semana antes ou mês. Mas dificulta ao casal que pensa em só casar pelo religioso.

A vida humana foi que direcionou a Igreja a pensar neste sentido. Em caso de separação onde o casal não tem garantias civis a mulher sempre é a que sofre mais restrições. O casamento civil pelo menos da garantia a mulher aos filhos, no caso se forem pequenos a ser atendidos.

Além disto existe muitos outros agravantes que para o casal que esta junto só pelo religioso, no momento de separação devam ser encaminhados e encontram dificuldades.