Olá Marize de Salvador - BA!

Sua pergunta está faltando algum complemento, ou alguma dúvida que tenha gerado para você na compreensão de Apocalipse 22,15. Deste versículo foram respondidas inúmeras perguntas de dúvidas dos leitores. Elas estão no portal.

Assim de forma resumida passarei a compreensão deste versículo: Começando com a leitura do texto que assim se apresenta:

Ficarão de fora os cães, os mágicos, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos os que amam praticam a mentira” (Apocalipse 22,15 - Bíblia de Jerusalém).

Em 22,15 aparece uma lista daqueles que não poderão participar da Jerusalém Celeste ou do Novo Céu e da Nova Terra. Aparecem seis grupos de pessoas: os cães, os mágicos, os impudicos, os homicidas, os idólatras e todos os que amam praticam a mentira, esta mesma lista encontramos em Apocalipse 21,8. Estes grupos de pessoas entendemos que sejam todos os que não se mantiveram fiéis a Deus. E que rejeitaram o Cordeiro de Deus e se deixaram seduzir pela Besta fera que aparece no Apocalipse entendendo-se como sendo o Império Romano. O texto está se referindo a todos os incrédulos e idólatras que se deixaram dominar pelo Império Romano. Na Bíblia a idolatria encontramos desde os livros do Antigo Testamento e tem o significado de substituir o Deus Libertador por algo ou alguém que não é Deus deixando-se escravizar por ele, tal como o dinheiro, o comércio, o prazer, o poder, etc.

No final do livro do Apocalipse é apresentada a Nova Jerusalém. Nela todos os fiéis e justos poderão ver a Deus. Entretanto os seis grupos de pessoas nomeados nem 22,15 e quem durante a sua vida negaram a Deus e dele se afastaram, não participando de uma vida com Deus tendo-o substituído, pela besta, pela cobiça, pela mentira, pelo adultério, pelo assassinato, pela prostituição, enfim por toda a idolatria, estes não poderão reconhecer a Deus sendo impedidos de entrar na Cidade Justa e Santa – a Jerusalém Celeste, que desce a terra.