Olá Damião Marcos de Quixadá - Ceará!

Podemos responder sua pergunta de duas manerias:

Primeira:  com uma resposta extensa, colocando inúmeros aspectos da atividade missionária de Paulo, encontrados na Literatura Paulina ou nos escritos do Novo Testamento, caso Atos dos Apóstolos que boa parte dele fala das atividades de Paulo ou mesmo as cartas paulinas.

Segunda:  podemos responder em forma resumindo deixando a liberdade ao leitor em buscar mais informações que se encontramos com facilidade.

Assim que, sobre a biografia, as obras, a Teologia Paulina etc. encontramos muito material a disposição para consulta.

Para evitar que o leitor não leia a resposta por considerá-la muito longa, colocarei em forma resumida os pontos principais sobre a vida e a personalidade de Paulo. Terei como critério na biografia de Paulo sempre referências de textos bíblicos. Afinal podemos conhecer muito bem Paulo lendo Atos dos Apóstolos a partir do capítulo 9 ou mesmo suas cartas. Tudo isto faz parte da literatura Paulina.

Quanto às datas sabemos que os estudiosos nos fornecem vários pontos de referência. Por isso as datas, tem uma aproximação e não uma certeza absoluta.

Segue um resumo biográfico da vida de Paulo:

Ano 5 e 10: Nascimento de Paulo. Poucos anos depois do nascimento de Jesus, nasce Paulo em Tarso, na Cilicia (parte sul, margens do Mediterrâneo, atual Turquia, seu Pai era um próspero comerciante, e que dispôs a Paulo estudo e instrução. Enviou Paulo a formar-se na escola farisaica de Jerusalém. Ainda mais da sua família herdou o título de cidadão Romanos que lhe favoreceu em momentos difíceis.

Ano 30: Morte de Jesus e ressurreição. Pentecostes e formação da Comunidade de Jerusalém.

Ano 35: Morte de Estevão (At 6-7), Saulo/Paulo nomeado pelo Sinédrio para perseguir os cristãos (At 7,58; 8,1-3). Conversão a caminho de Damasco (At 9) Batizado por Gamaliel em Damasco, vai para o deserto da Arábia por 3 anos (Gl 1,15 - 17)

Ano 36: Volta a Tarso, se une a Barnabé, vai a Jerusalém e Antioquia (Gl 1,18; At 11,25-30) Inicia a primeira viagem missionária com Marcos para Chipre e Ásia/Turquia) (At 13-14)

Ano 48/49: Concílio de Jerusalém. Defende a presença dos pagãos na comunidade (At 15); Discute com Pedro e se separa de Barnabé (At 15,36-39)

Ano 50/52:  Segunda viagem missionária. Galácia, Macedônia e Acaia (At 15,36-18,22) Fundação das comunidades de Galácia, Filipos, Tessalônica, Corinto. Começa escreve as primeiras cartas.

Ano 53/58: Terceira viagem missionária. Permanece bom tempo em Éfeso, ali é preso. Visita às comunidades da Grécia e retorna a Jerusalém. (At 18,23-21)

Ano 58/60: Preso em Jerusalém e Cesárea. É julgado em Roma (At 21,17-26,32)

Ano 61/63: Viagem do cativeiro (At 27-28). Escreve as cartas de Colossenses, Filemon, Efésios e Filipenses.

Ano 64/67: Decapitado em Roma, na perseguição do Imperador Nero.

 

__________________

 

Fontes de referência.

Bíblia de Jerusalém Ed. 1981 no quadro cronológico, na parte final.

Paulo Trabalhador e Evangelizador, mês da Bíblia 1991.

Material didático escrito utilizado nas aulas dos Atos dos Apóstolos e Cartas Paulinas, Instituto de Teologia de Passo Fundo, Rs, 2003.

Material utilizado em Curso sobre Cartas Paulinas, para lideranças da Paróquia São Francisco, Porto Alegre, 2017.