Os judeus também usam diversas expressões para chamar a Deus, mas nunca o nomeiam, pois para eles o seu nome é sagrado e existe a interdição de pronunciá-lo. O nome do Senhor é YWHW, como revelado a Moisés (Êxodo 3,14), um tetragrama que nunca é pronunciado, mas no seu lugar se diz "Adonai", que significa "meu Senhor". Portanto nunca escutaremos um judeu dizendo "Javé" ou "Jeová".

A tradição judaica, que se encontra recolhida na Mishnah e no Talmud, textos sagrados da tradição oral dos judeus, diz que a pronúncia do Nome esteve permitida até a destruição do Templo por Nabucodonosor, em 589 a. C. (Mishnah Berakhot, 9,5), e, em seguida, foi permitida só aos sacerdotes (Mishnah Sotah 7,6) e somente no local mais sagrado do Templo, o Santo dos Santos, em ocasião do Yom Kippur, o Dia da Expiação (Mishnah Tamid 7,2). Progressivamente, por causa do crescimento da irriverência e da decadência do nível espiritual, o Nome foi pronunciado sempre menos e com voz baixa (Talmud, Yoma 40) até chegar à proibição final, ocorrida depois da destruçao do Templo em 70 d.C.

Nesse link você encontra outras respostas sobre o tema. Uma resposta que convida também a nós cristãos a não usar YHWH está nesse link.