Não está correto perguntar-se por dados biográficos e históricos que tem a ver pessoalmente com os personagens bíblicos que aparecem em Gênesis 1 - 11. Esses capítulos fazem uma leitura da história com uma chave mitológica e os personagens que neles aparecem devem ser vistos sob essa ótica. Adão e Eva não existiram como pessoas singulares, mas simbolizam os primeiros seres humanos criados por Deus, que efetivamente existiram. Assim como também não existiu Noé, tal como contato pela Bíblia, e nem um dilúvio que cobriu toda a terra. Existiram experiências dramáticas de enchente no ambiente da "mesopotâmia" que influenciaram a leitura da história e a manifestação divinda nesses eventos extraordinários, acompanhados da resposta humana. A história do dilúvio, de Noé e sua família, reconstroe essa lógica, que é emblemática e não necessariamente histórica.

 

A verdade da Bíblia

Aquilo que as primeiras páginas bíblicas ensinam são elementos basilares para a vida humana: nos dizem de onde viemos e qual a nossa vocação, desvelando o comportamento humano, sobretudo no que concerne o pecado. Portanto, tudo o que diz a Bíblia é verdadeiro, embora não seja histórico.

Quando a Bíblia diz “no princípio” (Gênesis 1,1) afirma que à base do ser humano está a verdade transmitida pela Bíblia: o ser humano é criado por Deus e viverá em paz com o mundo e com o próximo se observar seus mandamentos!