Como sempre dissemos, as estatísticas bíblicas podem ser interessante para detectar a centralidade de certos termos bíblicos. Certamente, nesse sentido, é muito importante o vocábulo "fé".

 

Esse termo aparece 352 vezes na Bíblia, mesmo se nas nossas versões esses números não coincidem (Bíblia Pastoral = 308 vezes)

  • Em hebraico, que é a língua do Antigo Testamento, para fé se usa um verbo, que é acreditar. A palavra usada é aman ( אָמַן), que aparece 108 vezes (veja aqui).
  • Em grego, língua do Novo Testamento, a palavra usada é " pistis" (πίστις), que aparece 243 vezes (veja aqui).

 

Prosperidade

A Bíblia Pastoral diz que a palavra aparece 31 vezes, todas no Antigo Testamento. Em relação ao hebraico, é muito difícil definir a palavra que exatamente traduz esse termo, mas veja por exemplo towb ou também shalam.

O Novo Testamento não conhece esse termo. Pode usar, por exemplo, "vida plena", como em João 10,10, mas não exatamente "prosperidade".

Trata-se de um conceito moderno, ligado à economia. Para a Bíblia o "viver bem" não era necessariamente "prosperidade" do ponto de vista econômico, mas uma vida próxima de Deus, seguindo a sua Lei.