A sua pergunta se refere à passagem do Apocalipse que fala da Igreja de Tiatira, aonde aparecem as cartas a 7 igrejas. Essa comunidade é elogiada, mas junto com as virtudes, o Apocalipse sublinha sua fraqueza:

Você nem sequer se incomoda com Jezabel, essa mulher que se diz profetisa. Ela ensina e seduz meus servos a se prostituírem, comendo carne oferecida aos ídolos. Já dei um prazo para ela se converter. Mas ela não quer largar a sua prostituição. Vou lançá-la num leito de doença, e aos que cometem adultério com ela vou lançá-los numa grande tribulação, a menos que se convertam de sua conduta” (Apocalipse 2,20-22 – veja abaixo o texto completo).

Não sabemos quem seja literalmente essa mulher, no contexto do Apocalipse. Todavia, tenhamos presente a índole simbólica desse livro e as múltiplas relações que ele sugere. Diante disso, é evidente que precisamos ir ao contexto bíblico para procurar entender a passagem.

 

Jesabel no Antigo Testamento

Ela aparece em 1Reis. Era a esposa do rei Acab, que governou o Reino do Norte, Israel, de 874 a 853 antes de Cristo (1Reis 16,29-34). Ela não era do povo, mas veio da Fenícia e o seu casamento foi uma aliança política entre Israel e a Fenícia. Acab não foi um rei bom (“fez o mal aos olhos de Yahweh, mais do que todos os seus antecessores”). Jesabel dominou o rei com seus costumes, adorando em pleno território santo a Baal. Esse é contexto da intervenção do profeta Elias, que combaterá os profetas de Baal, patrocinados por Jesabel e Acab.

Essa atitude de Jesabel, que influencia o rei de Israel, pode ser traduzida como idolatria. Para a Bíblia, isso é “prostituição”.

Esse é o contexto basilar da “jesabel” do Apocalipse. Na igreja de Tiatira, o povo se deixava influenciar por deuses e se “prostituía”, corrompendo a fidelidade com o Senhor.

É inútil buscar uma personagem histórica contemporânea do autor do Apocalipse chamada Jesabel. Trata-se obviamente de uma recordação da história dos reis de Israel, aplicada à conduta religiosa da comunidade.

 

Texto completo do Apocalipse - À Igreja de Tiatira (Apocalipse 2,18-29)

«Escreva ao Anjo da igreja de Tiatira. Assim diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chamas de fogo e os pés como bronze em brasa: Conheço sua conduta: o amor, a fé, a dedicação, a perseverança e as suas obras mais recentes, ainda mais numerosas que as primeiras. Mas, há uma coisa que eu reprovo: você nem sequer se incomoda com Jezabel, essa mulher que se diz profetisa. Ela ensina e seduz meus servos a se prostituírem, comendo carne oferecida aos ídolos. Já dei um prazo para ela se converter. Mas ela não quer largar a sua prostituição. Vou lançá-la num leito de doença, e aos que cometem adultério com ela vou lançá-los numa grande tribulação, a menos que se convertam de sua conduta. Farei também com que os filhos dela morram, para que as igrejas fiquem sabendo quem eu sou: conheço bem dentro de cada um, os rins e o coração; vou retribuir de acordo com a conduta de cada um. Sei que muitos de vocês em Tiatira não seguem essa doutrina, não conhecem as ‘profundezas de Satanás', como dizem eles. Sobre vocês eu não coloco outro peso. Mas fiquem firmes naquilo que já têm, até que eu venha. Ao vencedor, ao que observar a minha conduta até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações; o vencedor governará com cetro de ferro, podendo quebrar as nações como vasos de barro. Pois também eu recebi do Pai esse poder. Vou dar ao vencedor também a Estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.»