Entre as passagens bíblicas mais famosas que falam das crianças encontramos o texto de Lucas 18,15-17:

Traziam-lhe até mesmo as criancinhas para que as tocasse; vendo isso, os discípulos as reprovavam. Jesus, porém chamou-as, dizendo: “Deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus. Em verdade vos digo, aquele que não receber o Reino de Deus como uma cirancinha, não entrará nele”.

As crianças, obviamente, como hoje, faziam parte da vida do povo e, visto que a Bíblia fala da vida concreta, elas estão muito presentes na Bíblia.

O significado da palavra é o mesmo nosso. É provável que hoje em dia consideramos a fase da infância com um período mais largo do que então, visto que no ambiente biblico, o menino, com 12 anos entrava definitivamente na vida religiosa e também as meninas a partir de então podiam se casar. Hoje, por causa de uma série de fatores, uma pessoa com 12 anos ainda está na infância, entrando na adolescência.

Em hebraico, língua do Antigo Testamento, uma das palavras que se usa para designar as crianças é taph, que aparece 42 duas vezes na Bíblia Hebraica. No Novo Testamento, o termo para recém nascido é brephos, que aparece 8 vezes. A palavra mais comum no Novo Testamento, para criança em geral, que aparece 52 vezes, é paidion.