Olá Maria Ermelinda Tomaz Pereira de Guaratatuva - PR!

A compreensão do vocábulo porfia no canto de Natal, nos intriga. Entendemos que o uso da palavra porfia leva o significado de discussão, disputa, luta, teimosia. Entretanto nos perguntamos o que tem a ver no canto de Natal o vocábulo porfia. Sua compreensão se torna nebulosa. Entendemos Natal como a Festa da Paz, do Amor em Família, do reatamento de laços e não o contrário, brigas discussões ou intrigas.

 

Uma explicação do uso do vocábulo porfia no canto de natal

Os cantos natalinos nos levam ao espírito do Natal, nos levam a entender uma nova esperança para humanidade com o nascimento de Jesus. No canto natalino citado aparece o vocábulo porfia entendem o vocábulo em primeira mão como intriga discussões.

 

O que fazer?

Busquemos a compreensão do uso deste vocábulo no canto em algo muito ligado a cultura gaúcha : as Trovas. Em outros estados adquirem outros nomes mas com o mesmo sentido assim é a embolada alagoana; entre dois violeiros, como no cururu paulista. São as trovas, usadas no Rio grande do Sul onde dois gaúchos através do canto, procura expressar ou enaltecer uma mensagem. Um trovador enfrenta outro em uma disputa que deixa para os ouvintes uma mensagem natalina. Sempre com um fundo musical típico.

 

O nascimento da trova?

Seu nascimento está estreitamente associado à poética da era Medieval, quando trova era o mesmo que a poesia e a letra de uma canção. A trova floresceu no tempo dos cruzados, do combate os mouros na Espanha ou mesmo do prestígio do clero na época.

Posteriormente ela passou a definir o formato poético atualmente estipulado com precisão: quatro versos, portanto uma quadra, compostos em redondilha maior, ou seja, heptassilábicos.

 

Completando

A porfia nos cantos de natal, são uma preparação ao nascimento de Jesus cantados entre duas pessoas, em disputa que aos poucos vão deixando a mensagem.