Os discípulos são aqueles que seguem a um mestre. Na Bíblia, exatamente no Novo Testamento, o mestre é Cristo. Portanto, discípulos são aqueles que seguem a Jesus. No início, os seguidores de Cristo eram judeus, que observavam os preceitos ensinados pela Lei e pelos profetas. Com o surgimento da igreja, outras pessoas começaram a segui-lo e assim nasceram os cristãos. Assim, os discípulos são cristãos de todas as confissões.

O nosso testamento é um contínuo ensinamento de como ser discípulo de Cristo. E é ele mesmo que nos ensina, como podemos ver em João 8,31-32:

«Se vocês guardarem a minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos; conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês.»

 

Discípulos e apóstolos

Muitas vezes se confundem esses dois termos. Os apóstolos eram discípulos de Cristo, mas nem todos os discípulos são apóstolos. Esse último termo é uma designação clássica para os 12 escolhidos por Cristo, que estavam de maneira mais próxima a ele, durante o seu ministério. Nós somos discípulos, mas não apóstolos.