Olá Maria do Carmo Alves de Juiz de Fora - MG!

Para sua pergunta a resposta envolve várias aspectos nestes 4 versículos de Lucas.

Entretanto se quisermos podemos começar com uma rápida indicação do que o texto propõe sobre as exigências da fé, para o seguidor da doutrina de Jesus Cristo.

O texto traz de modo radical que Jesus com sua pessoa, sua doutrina e seu modo de vida, contrários aos padrões do judaísmo, trouxe a guerra ao mundo. Entendemos esta guerra como que Ele nos diz agora chegou o momento das decisões. Um seguidor de sua doutrina não pode aceitar a neutralidade em sua vida. Tudo é muito claro. Ou somos a seu favor ou somos contra Jesus. Até mesmo o que acontece no interior das famílias se romperá.

Vejamos o texto em sua amplitude. Lucas 12,49-53:

“Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como me angustio até que esteja consumado. Pensais que vim estabelecer a paz sobre a terra? Não eu vos digo, mas uma divisão. Pois doravante, numa casa com cinco pessoas, estarão três contra e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra.” ( Lucas 12,49-53) Bíblia de Jerusalém.

O versículo 49 nos fala de um fogo, que não é o do entusiasmo, do juízo ou do Espírito mas se trata de um fogo de luta. Jesus nos diz é necessário começar esta luta pois para isto que Ele veio. Jesus inicia esta luta e trouxe para seus seguidores um caminho de sofrimento, se quiserem ser fiéis ao evangelho anunciado.

Nos versículos 51-53 a mensagem se dirige ao mundo que se posiciona inimigo de Deus. Jesus desafia os homens em decidir-se contra ou a seu favor. Nasce assim dois grupos os que estão com Deus e sua doutrina e os que se desviam de Deus e seguem suas paixões.

Jesus vai mais longe e afirma que está decisão adquire contorno trágicos até dentro da própria família. Jesus quer mostrar que o evangelho está acima dos interesses e afetos humanos (família) mais sagrados.