A pergunta postada aqui no site era exatamente assim:

Fineias está presente na genealogia descrita em Ex 6,25 e Eliazar em Ex. 6,23, antes das 10 pragas. Fineias mata um israelita em Nm 25. Ele é sacerdote depois de Eliazar, que morre junto com Calebe. Eliazar é sepultado nas terras de Fineias segundo Nm 24,29-33. Como podem explicar que só entraram na terra da promessa Josué e Calebe?

 

Moisés foi o protagonista da libertação do povo da escravidão do Egito. Depois de 40 anos, finalmente chegam à Terra Prometida. Moisés morre no Monte Nebo, uma colina atualmente na Jordânia, que tem uma vista bonita sobre a planície do Rio Jordão, onde fica também Jericó. Moisés, portanto viu a Terra Prometida, mas nela não entrou. Estando o povo próximo dessa Terra, Moisés mandou doze exploradores para explorar a região. Josué era um deles. Foi nesta ocasião que tomou o nome de Josué, anteriormente chamado de Oséias (cf. Números 13,16-17). Junto com ele estava Caleb. São os dois que trazem notícias animadoras sobre a Terra explorada. E por isso serão os únicos daquela geração a entrar na terra prometida depois dos 40 anos pelo deserto.

Você, portanto, diz que a história de Fineias e Eliazar contrasta com essa informação. Precisamos, então, verificar que informações temos sobre esses dois nomes. Já dizemos que a confusão é causada por que se referem a personagens diferentes, com o mesmo nome.

 

Fineias

É um nome comum a três personagens diferentes (veja Brown-Driver-Briggs)

  1. Egípcio, citado em Êxodus 6,25
  2. Neto de Araão (Números 25,7)
  3. Filho de Eli (1Samuel 1,3)

 

Eliazar

É um nome que aparece 72 vezes na Bíblia e se refere a ao menos 5 pessoas diferentes

  1. Sacerdote (Êxodos 6,23)
  2. Filho de Abinadab (1Samuel 7,1)
  3. Um soldado de Davi (2Samuel 23,9)
  4. Um levita (1Crônicas 23,21)
  5. Sacerdote do tempo de Esdras e Neemias (Esdras 8,33; Neemias 12,42).