Olá Miriam do Rio de Janeiro - RJ!

Sua pergunta pelo nome da esposa de Josué foi motivada pelo episódio da novela Terra Prometida da Rede Record, que passou a história de Josué. Na história filmada pela TV Record aparece a esposa de Josué com o nome Aruna. Pesquisando a Bíblia não encontramos esse nome. Uma pergunta surge Aruna como mulher de Josué realmente existiu na narrativa Bíblia? Pelo insucesso da busca pelo nome da esposa de Josué chegamos até a nos perguntar Josué foi casado?

 

Quem era Josué segundo as escrituras?

Josué era um líder do povo de Deus, escolhido por Moisés mas essa liderança não continuou com seus descendentes. Fato este constatado na sua sucessão que recaiu no juiz Otniel, sobrinho de Calebe, para liderar o povo de Israel na sequência, vejamos em Juízes 3,9:

“Os filhos de Israel , clamaram a Iahweh, e a Iahweh lhes suscitou um salvador, que os libertou: Otniel, filho de Cenez, que era irmão caçula de Calebe”. (Juízes 3,9) Bíblia de Jerusalém.

 

Josué era casado com Aruna?

Na leitura do livro dos Juízes poucas informações colhemos, muito menos o nome da mulher de Josué.

O texto fala da família de Josué é de seu pai e da tribo a qual pertencia:

“Iahweh respondeu a Moisés: Toma Josué, filho de Nun, homem em quem há o Espírito Tu lhe imporás as mãos” (Números 27,18) Bíblia de Jerusalém.

Ou seja, o pai de Josué se chamava Num e era da tribo de Efraim (Números 13,8).

 

Na trama televisiva é colocada Aruna como esposa de Josué

Sabemos que para um episódio bíblico ser filmada e necessário existir uma trama e relatos que prendem o telespectador nas sequencias dos capítulos.

Quem escreve o roteiro para poder ser televisionado é um roteirista. Muitas vezes, até por falta de conhecimento, os roteiristas constroem quadros alheios aquilo que está escrito originalmente. Para que os erros não sejam gritantes, pessoas conhecedoras da matéria, acompanham o trabalho do roteirista alertando a ele muitas vezes o que não percebem ou entendem o que o texto diz profundamente.

Falo disto porque dei assistência aos roteiristas dos 18 episódios dos “milagres de Jesus” filmados pela TV Record não há muito tempo.

Foi isto que aconteceu nesta trama que a Tevê Record televisionou. Apareceu um nome estranho, inexistente no texto bíblico como sendo a mulher de Josué, chamando-se Aruna. Este nome para o roteirista deveria fazer parte do episódio para existir uma sequência.