Olá Emerson Isac de Itirapina - SP .

Para começar vamos ver como aparece o vocábulo FOGO nos versículos bíblico Mateus 3,10-11-12:

“10 Já o machado já está posto a raiz das árvores e toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao FOGO”
11 Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. De fato, eu não sou digno nem mesmo de tirar-lhe as sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com O FOGO.
12 A pá já está na sua mão; vai limpar a eira e recolher seu trigo no celeiro mas, quanto a palha, vai queimá-la num FOGO inextinguível." Bíblia de Jerusalém.

Interpretando as três vezes que aparece fogo nestes versículos entendemos que seja o fogo divino que vem para purificar, queimar no sentido de limpar.

Nos dois primeiros versículos aparece fogo como instrumento de purificação, tornar limpas as coisas. Comparando com a água que também é usada no sentido de limpar purificar, o vocábulo fogo e menos material e mais eficaz do que a água.

Em textos do Antigo Testamento como Zc 13,9; Eclo 2,5 e outros aparece o vocábulo FOGO como a intervenção de Deu e do seu Espírito purificando as consciências.

No terceiro versículo a compreensão pode ir mais longe para o FOGO. Aparece o fogo da Geena onde ele consome de forma absoluta aquilo que não pode ser mais purificado.

 

Concluindo:

O vocábulo FOGO, que aparece 3 vezes no evangelho de Mateus expressam o mesmo significado.