Olá Grazielly de Bragança Palista - SP

Está questão da mulher e sua participação na Igreja é muito controvertida. Nos dias atuais, a mulher ganhou um espaço maior está participando em muitas frentes de evangelização mas ainda tem muito o que mudar.

Esta separação do homem e da mulher nas Igrejas, da não participação nas celebrações foi uma realidade, que durou muitos anos. E como você mesmo diz ainda em certas Igrejas estas normas rígidas permanecem.

Entretanto pouco a pouco a mulher vai adquirindo seu verdadeiro lugar na Igreja. Está conquista está caminhando passo a passo e sempre, agora o quanto vai demorar para se atingir o ideal, não sabemos.

 

Olhando a mulher no Antigo Testamento

Nos livros do Antigo Testamento esta realidade opressora da mulher aparece mais acentuadamente. A própria mentalidade patriarcal, induzia a tudo ser assim e consideravam correto esta forma de descriminar a mulher.

 

O que Jesus nos ensina

Jesus em sua pregação durante a vida pública apresentou uma realidade muito diferente da época em relação a mulher. Passa a valorizar a mulher, dá a ela uma lugar, dignidade e participação nas decisões.

Numa sociedade em que a mulher não tinha vez nenhuma em participar, Jesus vai longe e mostra um caminho e uma participação nova da mulher na sociedade.

Jesus tem seguidoras que se convertem e caminham com ele nas jornadas de evangelização. Assim é o fato da mulher pecadora, das duas irmãs Marta e Maria, da mulher samaritana etc...

Paulo foi um dos apóstolos que mais deu destaque a mulher na organização das comunidades no mundo grego.

Recomendo para sua leitura um artigo publicado no site: Jesus e as Mulheres. A mulher nos Evangelhos Sinóticos. Este artigo poderá ampliar a compreensão.