Olá Anton Nuntius do Rio de janeiro!

A resposta à sua pergunta começa com a compreensão do significado da palavra Evangelho e a compreensão das cartas dos Apóstolos.

 

O que é o evangelho

Como a própria palavra nos diz: o evangelho é o anuncio da boa nova de Jesus Cristo.

Tudo começou com a proclamação da palavra de Deus. O verbo (Jesus Cristo)  é a própria palavra de Deus.

Depois do anuncio da Boa Nova por Jesus Cristo, de forma oral, seus ensinamentos, parábolas, milagres  passam a serem lembrados pelos discípulos que ouviram a palavra, viram os milagres nas assembleias. Os apóstolos lembravam a comunidade aquilo que Jesus anunciou e celebravam a eucaristia.  Com o tempo os apóstolos que viram, viveram este anuncio da palavra de Jesus foram morrendo e ouve a necessidade de ser escrito. Assim nascem os evangelhos, escritos nos quatro cantos do império Romano. Evangelho de Mateus para comunidade que se forma em Jerusalém, o evangelho de Marcos para a comunidade de Roma, o evangelho de Lucas em Antioquia e as comunidades organizadas por Paulo, o evangelho de João para a comunidade de Éfeso. Este evangelho, agora escrito passa a ser lido nas comunidades e explicado para que a mensagem de Jesus possa ser vivida e colocada em prática pela comunidade.

 

O porquê das cartas dos apóstolos.

As comunidades começaram a viver o evangelho que foi anunciado. Entretanto devido as dificuldades, e a influência das antigas praticas a vivência do evangelho começa ser deixada de lado.

Devido a estas dificuldades, os apóstolos começaram escrever cartas para exortar as comunidades a corrigirem os desvios que começaram aparecer. Assim as cartas de Paulo são mais cartas de exortação pastoral que do escrito do evangelho que já tinha sido anunciado nestas com unidades.

Recordo uma passagem na carta de Paulo aos Gálatas entre tantas; Gálatas 3,1-2:

1“Ó Gálatas insensatos, quem vos fascinou, a vós ante cujos olhos foi desenhada a imagem de Jesus Cristo? 2Só isto quero saber de vós: foi pelas obras da lei que recebestes o Espírito, ou pela adesão à fé.” (Gálatas 3,1-2) Bíblia de Jerusalém

Então as cartas dos apóstolos ensinam acerca da mensagem do Evangelho de Cristo, exortando as comunidades quanto a sua aplicação nas mais diversas circunstâncias e necessidades da vida cristã.

As cartas dos apóstolos corrigem os erros cometidos pelos cristãos; falam da unidade no Corpo de Cristo; encorajem no que diz respeito a perseverança na fé e na obediência ao Senhor; fazem observações da ordem das assembleias, condenam os falsos mestres e suas doutrinas enganadoras; e regulamentam a vida da Igreja em geral.

 

Concluindo:  todas as epístolas foram escritas em respostas a problemas que apareciam na comunidade e necessidades específicas que os primeiros cristãos enfrentaram.