:Olá Edite Maria Ribeiro Silva de Odivelas - Portugal 

O livro dos Atos dos Apóstolos é um complemento do Evangelho de Lucas. Poderíamos considerar o evangelho a primeira parte e os Atos dos Apóstolos a segunda. O autor é o mesmo, Lucas, de profissão Médico e vindo do paganismo, portando alguém de boa cultura.

Assim como o próprio nome diz “ATOS” seria um livro escrito de forma narrativa o que aconteceu na caminhada do início das comunidades. Como Lucas foi companheiro de Paulo, dá bastante destaque as suas atividades.

Assim no livro Atos dos Apóstolos o apóstolo Lucas se dirige a várias comunidades, que eram identificadas com caraterísticas semelhantes;

- Comunidades cristãs formadas por pessoas vindas do Judaísmo, em que o autor pouco conhece. Lucas não conhecia a Palestina e nem o Judaísmo em profundidade. Conhecia mais o judaísmo pelo estudo d Bíblia versão grega do que a observância da Lei.

-Paulo vindo do mundo pagão ele conhecia muito bem as instituições das cidades gregas e do sistema romano vigente. Os Atos dos Apóstolos escrito para comunidades formadas por estas pessoas, Lucas na mensagem mostra a apreciação pela filosofia grega mas aparece o desprezo pela magia, a idolatria e outras formas de religião popular vindas do oriente.

- No livro aparece a rejeição radical ao dinheiro. Muitas vezas aparece um apelo ao abandono dos bens. Isto indica que o livro procede de uma classe rica e a ela se dirige.

Lucas descreve a opção pelos pobres, indicando que seja para os ricos da comunidade. Isto é o mundo dos ricos que escolheu livremente a viver a pobreza e o ideal da comunhão fraterna.

Para quem afinal escreve Lucas?

Lucas escreve para comunidades formadas de ricos convertidos, judeus da diáspora, influenciados pela cultura grega. Nestas comunidades são acolhidos os verdadeiros pobres, os mendigos, biscateiros, desempregados das cidades do mundo helenizados. Também de pessoas modestas ou de classe média.