Olá Heliane V. G. Floriano de São Paulo - SP!

Os anjos e arcanjos encontramos em muitas narrativas do texto Bíblico tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento.

O texto da sua pergunta At 27,23 em que lemos um anjo que apareceu a Paulo em suas orações, não cita o tipo de anjo que apareceu. Poderia ser um anjo mensageiro, igual ao anjo Gabriel, no episódio da Anunciação ou Miguel o anjo que combate em nome de Deus que o Apocalipse fala, ou outro.

Entretanto nenhum destes anjos é citado. Como vamos identificá-los? Uma possibilidade é rastrear o texto em busca de um possível Anjo.

 O texto de Atos dos Apóstolos 27,23 assim fala:

Nesta noite, efetivamente, apareceu me um Anjo de Deus ao qual pertenço e a quem eu sirvo, que me disse: Não temas Paulo..... (Atos dos Apóstolos 27,23) Bíblia de Jerusalém.

Outro texto paralelo em Atos: 10,3

3Ele teve uma visão: viu claramente, pela nona hora do dia o Anjo de Deus entrar na sua casa e chama-lo: Cornélio! Olhou-o e, cheio de temor, perguntou: Que há Senhor?.. .(Atos dos Apóstolos 10,3) Bíblia de Jerusalém

Aqui entendemos que o Anjo de Deus seja o mesmo de Anjo do Senhor do 5,19, vejamos o texto dos Atos dos Apóstolos 5,19:

19 Mas, durante a noite, o Anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, depois de havê-los os conduziu para fora, disse-lhes......(Atos dos Apóstolos 5,19) Bíblia de Jerusalém.

Entende-se aqui que o anjo chamado de Anjo do Senhor seja o mesmo de anjo de Deus confirmando as palavras de Paulo.

Portanto  o anjo de Deus que Paulo acredita e que anuncia o evangelho de seu filho Jesus. Ao Deus que enviou este anjo é que Paulo serve.

Nos Atos dos Apóstolos ainda se descreve anjo em Atos 10,7.22; 11,13, o anjo aparece como um homem com vestes resplandecentes conf. 10,30 vejamos o texto:

“10 Cornélio respondeu: “Há três dias, eu estava em oração, em minha casa a hora nona e eis que diante de mim postou um homem de vestes resplandecentes.” (Atos dos Apóstolos 10,30) Bíblia de Jerusalém

Concluindo:Lendo todos estes textos dos Atos dos Apóstolos que falam de anjo, podemos concluir que este anjo seria um mensageiro de Deus vindo na hora da oração de Paulo a noite, vindo do Deus que Paulo pertencia e servia. Este anjo anunciava que Paulo deveria ser julgado no tribunal Imperial em Roma, e que Deus concedia a vida a todos aqueles que navegavam com ele.