Anjos são mensageiros de Deus e fazem parte da esfera divina. Os anjos estão presentes em muitos livros da Bíblia, começando pelos querubins que, no livro do Gênesis, são colocados a vigiar o ingresso do Éden (3,24) até o Apocalipse, que apresenta os céus cheios de anjos. Tratam-se de figuras sobre-humanas, mas aparentemente são diversas de Deus.

O contato com a esfera divina nos leva a pensar que veem Deus. É provável que aqueles que dizem que os anjos não veem a face de Deus se baseiam na tradição segundo a qual para os seres humanos aproximar-se de Deus e ver seu rosto é uma coisa proibida, como Moisés diante da sarça ardente ou o Santo dos Santos, no Templo. Isso por causa da grandeza divina e da pequenez humana. Todavia os anjos fazem parte da esfera celeste e podem ver a Deus, assim como também nós o veremos como é, come anuncia Paulo (1Coríntios 13,12):

Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas, depois, veremos face a face.

 

Anjos = Mensajeiros

A palavra hebraica usada para esses personagens é mal’ak, termo que significa mensageiro. Em grego, essa palavra foi traduzida com o vocábulo Anghelos, de onde deriva o nosso anjo. O vocábulo, no Antigo Testamento, aparece 215 vezes e se torna até nome de um dos profetas, Malaquias, que em hebraico significa anjo do Senhor.