Você, na pergunta, colocou APOCALIPSE 5. Na verdade, esse capítulo do último livro da Bíblia não fala de "lâmpadas", mas do livro e seu selo. Não sei se você entendia o início do livro, aonde encontramos as cartas às Igrejas da Ásia, escrita por aquele que "anda no meio dos sete candelabros de outro" (2,1) ou, como acredito, Apocalipse 4,5, aonde lemos:

"Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus".

Para esse texto, em termos de compreensão, é claro que você precisa fazer uma análise coerente com o estilo literário do Apocalipse, caracterizado pelo uso expressivo de símbolos. Aqui se destacam elementos típicos da manifestação divina, dita teofania: relâmpados, vozes, trovões... Além disso, ao centro está o trono, sobre o qual se senta Deus, que é o elemento que demonstra o poder divino sobre a história humana.

As "7 lâmpadas de fogo" é um símbolo dos anjos mensajeiros (veja Apocalipse 3,1), que recebem 7 trombetas (Ap 8,2). Não se trata do Espírito Santo, que se tornará, na tradição cristã, o Espírito "septiforme".

Os anjos, nessa passagem, são vistos como "lâmpadas de fogo". Podemos considerar como seres que iluminam, que mostram a estrada, que indicam a direção. A imagem é tomada do tradicional "castiçal", que existia no Templo de Jerusalém, composto de 7 braços, com uma lâmpada de óleo em cada braço.

A propósito desse castiçal, normalmente traduzido como "candelabro", você pode ler essa outra resposta, presente aqui no site.