Ola Jacielle de Maceió - AL!

A pergunta que fazer, pedindo pela estada da sagrada família no Egito podemos colocar no grupo das perguntas curiosas. Se olharmos o texto de Mateus 2 a partir do versículo 13 encontramos este episódio da fuga para o Egito. Mas em nenhum momento se fala em tempo que permaneceram lá. O texto dá uma indicação em Mateus 2,19:

“Quando Herodes morreu, eis que o anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José no Egito, e lhe disse: “levanta-te, toma o menino e a mãe e vai para a terra de Israel, pois os que buscavam tirar a vida do menino já morreram.” (Mateus 2,19-20) Bíblia de Jerusalém.

Encontramos escrito o tempo que a Sagrada Família permaneceu no Egito nos Evangelhos apócrifos:

Nos evangelhos apócrifos vamos encontrar no texto o tempo em que a Sagrada Família permaneceu no Egito. Vamos conferir:

3 – Meu Pai manifestou isso a José numa visão, que imediatamente se põe em fuga, levando consigo a mime minha mãe, em cujos braços eu ia reclinado. Acompanhava-nos também Salomé. Descemos então, até o Egito, permanecendo ali durante um ano, até que o corpo de Herodes se tornou vítima de corrupção e morreu, como justo castigo pelo sangue dos meninos inocentes que derramara e dos quais sequer se lembrava”’ (Evangelhos apócrifos, História de José o carpinteiro, parágrafo VIII, pág. 92)


Consulta:

  • ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 200, pág. 92-93.