Olá Larissa Rayana Silva da Rocha de fortaleza - CE!

Fiz sua pergunta para mim, porque as pessoas estão preocupadas com os termos digníssimo ou diviníssimo usados na oração da exposição do Santíssimo. Por não ser uma pergunta diretamente ligada a Bíblia, muitos leitores irão reclamar. Mas em consideração em seu esforço em buscar termos claros, deixo algumas considerações sem a pretensão de ser uma resposta definitiva.

Em nossas orações comunitárias em especial na adoração do Santíssimo, inicialmente muito utilizado pela adoração ao santíssimo da primeira sexta feira do mês, e agora com o grupo dos carismáticos que tomaram conta desta oração a Igreja nos oferece fórmulas piedosas e belíssimas que nos ajudam a penetrar, ainda que muito pouco a pouco, no mistério insondável de Deus se santíssimo sacramento.

Uma dessas fórmulas usadas na abertura das orações de adoração é, justamente, a conhecida “Graças e louvores sejam dados a todo momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento”: uma declaração explícita da Santidade e Divindade de Deus presente e vivo no Sacramento da Eucaristia.

 

Concluímos

O Corpo de Cristo, a quem adoramos, é Santo e Divino: Santíssimo e Diviníssimo.

Está seria a expressão correta a ser usada.

Olhando o aspecto humano da oração de adoração: é digníssima , melhor este uso, reconhecer que o Sacramento da Eucaristia, que é a própria presença real de Cristo em meio a nós, é Santíssimo e Diviníssimo e merece, a todo momento, que lhe sejam dadas graças e louvores!