A pergunta enviada é mais complexa e a transcrevo aqui abaixo:

Gostaria de saber se os irmãos de Jesus, citados em Marcos 6,1-6; Lucas 6,12-19 e Mateus (Tiago-José-Judas e Simão), Tiago-Judas e Simão, eram Apóstolos de Jesus Cristo. Considerando que em Lucas, quando cita Judas (fala filho de Tiago), não eram filhos do mesmo pai e da mesma mãe Cleófas e Maria de Cleófas? Por que o autor usou esse termo?

É uma pergunta bastante complexa e consigo identificar ao menos dois aspectos nela.

 

Os Irmãos de Jesus

Marcos 6 menciona os 4 nomes que você citou como sendo “irmãos” de Jesus. Fala também em “irmãs”, sem mencionar seus nomes. Sabemos bem da ampla discussão sobre esse tema. De maneira bem sintética, considerando a tradição e a falta de argumentos bíblicos contrários a essa tese, é bem provável que eles sejam “parentes” de Jesus. É verdade que no grego original encontramos “adelfós”, que normalmente significa “irmão”. Todavia, na concepção semítica, como testemunham textos do Antigo Testamento, onde “adelfós” é usado do mesmo modo que se usa “anepsios” (primos, parentes) – Tobias 6,1 e Tobias 7,1-4 – o conceito de família era muito amplo e faziam parte da família, como irmãos (ah, em hebraico), todos que faziam parte do clam famíliar. Convido a ler a ampla discussão já apresentada aqui no site.

 

Os “irmãos” eram apóstolos?

Temos Tiago, Judas e Simão que coincidiram com nomes da lista dos apóstolos. Mas é provável que eles não eram as mesmas pessoas.

Uma tradição muito antiga identifica eles com os apóstolos Tiago de Alfeu, Judas Tadeu, dito por Lucas como Judas, filho de Tiago, e Simão, dito Cananeu em Mateus e Zelota em Lucas. Um dos argumentos dessa tese estaria em Gálatas 1,19, quando Paulo diz: “não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.”

Mesmo assim, muitos exegetas tendem a rejeitar essa identificação. Por exemplo, João 7 parece mostrar que os “irmãos” de Jesus não tinham muita fé nele.

Essas identificações estão intimamente ligada à identificação de Alfeu com Cleofas, o marido de “Maria”, que seria uma tia de Jesus, mãe dos “irmãos” de Jesus.

Outro elemento importante que precisa considerar é que alguns nomes eram muito comuns entre os judeus. Por exemplo, Tiago, embora em português perdemos essa relação, é o mesmo nome do patriarca Jacó (Tiago e Jacó, em hebraico, é o mesmo nome). Existem 3 ou 4 “tiagos” no Novo Testamento: Tiago Maior (filho de Zedebeu, irmão de João e apóstolo), Tiago filho de Alfeu, também apóstolo, Tiago pai do apóstolo Judas e eventualmente Tiago, "irmão do Senhor".