Encontramos 5 citações com a presença desse anjo:

  • Daniel 10,13: Durante vinte e um dias o príncipe dos reis da Pérsia me resistiu, porém Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda.
  • Daniel 10,21: Ninguém me dá uma força na luta contra eles, a não ser Miguel, o príncipe de vocês
  • Daniel 12,1: Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe que protege o povo ao qual você pertence
  • Judas 1,9: Na luta com o diabo para disputar o corpo de Moisés, o arcanjo Miguel não teve a ousadia de acusá-lo com palavras ofensivas
  • Apocalipse12,7: Aconteceu então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão.

 

Miguel é considerado o intercessor de Israel e é muito presente na literatura apócrifa. Em Daniel isso resulta evidente, principalmente em 12,1, aonde ele aparece como o defensor dos judeus contra a ameaça representada pelos persianos.

É dito arcanjo, “príncipe dos anjos”, como aparece claramente na Carta de Judas.

Na tradição apocalíptica existe uma coorte celeste, quase semi-deuses. Alguns deles, os “anjos caídos” são os responsáveis pelo mal que há na terra. Só Deus e criaturas como eles, outros anjos, podem combater esse mal que está na terra. Por isso encontramos principalmente na literatura apocalíptica que foi preservada na Bíblia, especialmente Daniel e Apocalipse, a presença dos anjos.

A Bíbia sublinha três personagens protagonistas entre os anjos, que são ditos arcanjos. Além de miguel, temos Gabriel e Rafael, que aparece apenas em Tobias. Na tradição judaica, tem também muita importância Uriel, que não aparece na Bíblia.