A pergunta integral do nosso leitor é a seguinte:

Antes de Deus escolher Abraão para ser o líder do povo Hebreu a região da Mesopotânia era um povo pagão que cultuava diversos deuses, menos o Deus criador do céu e da terra, o qual somente Abraão, desde de criança, cultuava. Por isso foi o escolhido por Deus para ser o pai da fé. A terra era totalmente pagã?


Sim, no tempo de Abraão, na Mesopotâmia a população cultuava diversos deuses. Dentre eles havia, com certeza, um deus criador, mas não era considerado o Deus único, como revelado para o povo hebreu.

O ciclo de Abraão, em Gênesis 12, começa dizendo: “Iahweh disse a Abrão: 'sai da tua terra... e vai para a terra que te mostrarei'”. Portanto, para nós resulta evidente a fé de Abraão no Deus único. Mas provavelmente essa é uma síntese a posteriori, que não representa exatamente a realidade histórica.

Na Bíblia, embora não tão evidente, estudos detalhados mostram como a monarquia foi um processo lento na caminhada do povo. Essa é a dinâmica típica da revelação, pois Deus não “tem pressa” e espera o desenvolvimento do entendimento humano, que leva séculos para compreender quem Deus é e adorá-lo com exclusividade. Por isso, enquanto alguns viam a fé em um único Deus como a maneira correta de ser religioso, outros ainda estavam a caminho, misturando a fé no Senhor com a crença em outros deuses. É provável que apenas cerca de 600 anos antes de Cristo, mil anos depois de Abraão, Israel se tornou de maneira definitiva devoto de Yahweh, rejeitando outros deuses no seu interno.

O povo de Israel nasce só muito mais tarde, vários séculos depois de Abraão, tomando consiciência de ter sido escolhido por Deus durante o Êxodo do Egito, durante os 40 anos de caminhada pelo deserto e da conquista da Terra Prometida.

Abraão não foi escolhido porque acreditava no Deus único, porque o adorava. A escolha de Deus não é influenciável, não depende do nosso mérito, mas é completa gratuidade. Abraão foi o instrumento através do qual Deus começou a se revelar, escolhendo constituir para si um povo, o povo eleito. Abraão escutou a voz de Deus e a ela prestou atenção, seguindo aquilo que dizia.

Embora do ponto de vista histórico a questão seja bastante complicada, do ponto de vista teológico podemos afirmar que a fé de Abraão era uma fé sólida em Deus Yahweh, abrançando os seus ensinamentos, a sua chamada.

 

Pagãos

É um vocábulo um pouco complexo, cuja origem provavelmente vem do latim, significando aqueles que moravam nas vilas, fora das cidades. Para nós normalmente significa aqueles que não são cristãos. Em sentido mais ammplo, podem ser vistos como aqueles que abraçavam os valores da sociedade clássica, anterior ao cristianismo. Os judeus do antigo testamento não usavam esse termo. Judeu é quem pertence, por descendência ao povo escolhido por Deus.

Diante disso não é exatamente correto dizer que no tempo de Abraão todos eram pagãos. Certamente os habitantes da terra, naquele momento histórico, não acreditavam em Yahweh, que ainda não se era revelado. Mas não significa que não acreditassem em um Deus ou na divindade. Era uma fé não madura, carente e esperançosa na misericórdia divina.