Olá  Diogo de Paraty - RJ

Encontramos a Parábola do Bom Samaritano unicamente no evangelho de Lucas 10,25-37. A narrativa do fato em Lucas chamamos de Parábola, pois apresenta todas as caraterísticas deste gênero literário. Lucas coloca como figura central que aparece na parábola um homem semimorto.

Na narrativa da Parábola encontramos em torno deste homem semi morto vários personagens em quatro cenas distintas com uma introdução e uma conclusão.

Passamos a sua pergunta que se detém em três personagens que aparecem na narrativa: (o Sacerdote, o Levita e o Samaritano). Existem outros.

 

Três  personagens de Lc 10,25-37

No episódio-parábola de Lc 10,25-37 há vários personagens de vários tipos. Vejamos.

 O Sacerdote: Sua identidade vem do seu serviço no templo de Jerusalém. Ele passa pela mesma estrada e no mesmo sentido: “Descia de Jerusalém para Jericó” (Lc 10,31). Conhecedor da Lei judaica, evitou socorrer o assaltado pois entrar em contato com o sangue da vítima caída o tornaria impuro. Por este motivo passa ao largo. Podemos dizer que seus “interesses pessoais”, são mais importantes do que socorrer um ferido, ameaçado de morte.

O Levita:personagem que aparece tem muita “semelhança” ao sacerdote, também identificado com seu serviço executado no culto no Templo de Jerusalém. Seu trajeto é o mesmo do samaritano assaltado e do sacerdote, está no mesmo sentido em direção a Jerico. (Provavelmente voltavam de seu turno de serviço no Templo) Como figuras representantes do Judaísmo, o sacerdote e o levita representam, em Lc 10,30-35, um tipo de piedade que favorece o sacrifício em detrimento da compaixão e a misericórdia. Contra isso se levantou o evangelista Mateus (citado em Mt 9,13; 12,7), que enfatiza o ensinamento de Jesus utilizando passagens do Antigo Testamento“ quero misericórdia e não sacrifício”.

O Samaritano:personagem sem nome na Parábola sendo identificado pelo seu país de origem; era um estrangeiro, portanto um impuro, segundo os judeus. Este samaritano “está em viagem”, no mesmo sentido que os outros personagens; o sacerdote e o levita. Viajavam eles no mesmo sentido, de Jerusalém para Jericó. Isso pode significar que o samaritano tinha suas responsabilidades pessoais; estava “em viagem” trabalhando.

 

Jesus centraliza seu ensinamento da misericórdia e compaixão no samaritano que atende o personagem assaltado. O samaritano, um desclassificado, mas alguém que entende muito bem a grande novidade que Jesus nos traz.

Se entende que o sacerdote e o levita estavam voltando de seu turno de trabalho no templo, e esta circunstância lhes daria maior disponibilidade de tempo. Poderiam ter usado da misericórdia, que Jesus quer ensinar com está Parábola. Mas nem o sacerdote nem o levita seguiram o que Jesus queria. O conhecimento da Lei e sua observância os tornou duros de coração.