Não é possível enquadrar a narração de Gênesis 3 dentro de um quadro cronológico e por isso é impossível responder exatamente a sua pergunta. Podemos falar de cronologia bíblia apenas a partir de Gênesis 12, quando o autor sagrado começa a contar a história dos patriarcas. Provavelmente estamos por volta do ano 1800 antes de cristo, há cerca de 4 mil anos atrás. Antes disso, nos primeiros capítulos da Bíblia, temos reflexões que respondem de maneira inspirada, sob a luz da fé no Senhor, as peguntas fundamentais da nossa existência, especialmente quem somos e qual é o futuro ao qual somos chamados. Não é correto ler a narração do paraíso como um evento histórico.

Uma tradição rabínica recolhida no calendário hebraico, tenta dizer que o mundo foi criato há 5780 anos atrás. Esse calendário teria começado com a criação e hoje (24 de maio 2020) estamos no ano 5780. Obviamente essa estima não coincide com a realidade, pois os dados científicos atestam que o ser humano ( Homo sapiens) existe ao menos há 150 mil anos, número bem diferente dos 5 mil anos propostos pelo calendário hebraico.

Para nós cristãos e judeus é importante saber que a Bíblia diz o que aconteceu: tudo foi criado por Deus. A Bíblia não diz nada sobre o quando e o como. A tarefa de definição dessas informações é reservada às ciências.