O anticristo é um personagem famoso no imaginário coletivo e normalmente pessoas que não gozam de boa reputação ou que têm muitos antagonistas são taxadas com esse adjetivo. Existe, por exemplo, um site que pretende ser o “observatório do anticristo”, aonde você inclusive pode votar em quem segundo o seu parecer é atualmente o anticristo. Logicamente, em tal lista predominam os personagens políticos ou pessoas influentes na sociedade que segundo o juízo subjetivo não são pessoas boas.

Como se deduz da própria palavra, o anticristo é alguém que se opõe a Jesus, que contrasta com a mensagem que Ele veio nos transmitir.

 

Anticristo na Bíblia

Na Bíblia esse termo aparece 5 vezes e todas elas nas cartas de João: 4 vezes na primeira e 1 vez na segunda. Fica bastante claro se colocamos aqui as citações literais:

  • 1João 2,18: Filhinhos, já chegou a última hora. Vocês não ouviram dizer que o Anticristo devia chegar? Pois vejam quantos anticristos já vieram! Daí reconhecemos que a última hora já chegou.
  • 1João 2,22: Quem é o mentiroso? É quem nega que Jesus é o Messias. Esse tal é o Anticristo, aquele que nega o Pai e o Filho.
  • 1João 4,3: Todo aquele que não reconhece a Jesus, não fala da parte de Deus. Esse tal é o espírito do Anticristo; vocês ouviram dizer que ele vinha, mas ele já está no mundo.
  • 2João 3: Porque muitos sedutores, que não reconhecem Jesus como Messias encarnado, espalharam-se pelo mundo. Eles são o Sedutor, o Anticristo.

Não existem outras passagens que falam do anticristo. Acredito que a leitura desses textos de João deixe tudo muito claro e não seria nem preciso ulteriores explicações.

Algumas características que resultam evidentes são: 

são muitos; caracteriza a “última hora”; é um mentiroso, que nega que Jesus é o messias; nega o Pai e o Filho; já veio; não reconhece a Jesus; é o sedutor que não reconhece Jesus como Messias encarnado; estão espalhados pelo mundo.

Não “virá” um anticristo no final do mundo. É verdade que o anticristo é ligado à “última hora”, que é o mesmo que o “juízo”, o momento decisivo. Isso não significa “fim do mundo”, mas mostra um momento importante da vida, um momento crucial, de tomada de decisão. Esse momento pode acontecer em nível individual, mas também comunitário, em etapas e também no encontro definitivo com Deus.

 

Concluindo

Existiram muitos anticristos na história da humanidade e existirão outros. Todos eles encarnam aquilo que contrasta a natureza humana, que é fazer o bem, e estabelecem uma aliança, deliberada ou inconsciente, com o mal, o Inimigo de Deus.

Também nós, no nosso dia, podemos praticar ações que nos caracterizam momentaneamente como anticristos. Isso é evidente na carta de João, quando diz que os anticristos “saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos” (1João 2,19).

Essa palavra é, portanto, uma admoestação para que façamos um exame de consciência e verifiquemos se o nosso comportamento está de acordo ou é contrário à vontade divina.