Olá Maria Goreti Moschem de Curitiba - PR!

Sua pergunta se enquadra mais para a Pastoral das comunidades, ou ligada com o que é prático em nossa vida religiosa.

Para nós os Ramos abençoados no dia de Ramos e levados em procissão tem um significado muito grande. Querem dizer para nós que Jesus é aquele que conduz a nossa vida nos protege nos momentos de perigos, nos livra dos mal. Por este motivo guardamos estes ramos em nossas casas.

Sugiro que na procissão de Ramos não leves um feixe de Ramos se tiveres problemas para guardá-los depois. Escolha apenas um ramo que poderás deixar em lugar especial de sua casa, por exemplo, no lugar sagrado onde está a Bíblia e os objetos de sua devoção. E que quando ali vais para rezar te lembres dos teus compromissos assumidos na semana santa.

  • Podes colocar atrás da porta de entrada de seu apartamento como proteção divina.
  • Poderás queimar algumas folhas deste ramo em pequena tigela quando estás em real dificuldade.

 

As ervas medicinais

Hoje em dia muitas pessoas no dia e Ramos levam ramos de ervas medicinais, erva cidreira, marcela (no sul), carqueja, hortelã, babosa etc, que são secos e guardados para uso quando houver necessidade de algum chá. Com a vantagem que estão abençoados, são do dia de Ramos.

Assim veja o que é melhor para ti, mas não deixe de ter pelo menos uma folha ou pequeno ramo em sua casa que lembra que Cristo é o centro de sua vida.