Infelizmente não sabemos nada sobre ela e também nada sobre outras pessoas mencionadas em Romanos 16, que é o último capítulo da carta que Paulo escreveu aos romanos. Nesse capítulo ele fala de várias pessoas e Maria está entre elas. Dela, em 16,6,se diz:

Saudai Maria, que muito fez por vós.

Paulo provavelmente escreve aos romanos quando se encontra na Grécia, em Corinto. Está no final da terceira viagem e havia já percorrido toda a Ásia Menor. Queria agora visitar Roma, coisa que parece ter desejado há tempo (veja Romanos 1,13; 15,23). Paulo, como indicam as evidência, ainda nunca tinha ido a Roma e também não sabemos quanto a comunidade da capital do Império o conhecesse. Certamente alguns o conheciam. E a menção de Maria, que aparece junto com outras 23 pessoas que ele menciona nas saudações finais, confirma isso.

Outro indício que o conheciam é o intenso pedido de oração, que o suportaria na sua próxima viagem a Jerusalém, aonde prevê muitas dificuldades (veja Romanos 15,30-32), como sabemos que encontrará, segundo se lê em Atos 21.

Não sabemos se a Igreja de Roma desejasse que Paulo a visitasse. Mas os cristãos da cidade não só tinham sentido falar dele, mas conheciam uma tese que ele desenvolve muito nessa carta, que é a absoluta prevalência da graça de Deus em relação ao nosso comportamento moral. Em alguns isso provocava uma grande adesão (Romanos 3,8), mas na maior parte dos cristãos de Roma, provocava uma clara oposição (Romanos 16,17-18).