A história do início do cristianismo e das atividades de Paulo, das suas três viagens pela Ásia Menor, entre as quais está o evento de Listra, se encontram no livro dos Atos dos Apóstolos.

Paulo, junto com Barnabé, partiram para a primeira viagem, ainda antes do Concílio de Jerusalém, que decidiu que também para os não judeus a Palavra de Jesus podia ser anunciada. Uma das etapas dessa viagem, contada em Atos 14, é em Icônio. Dali tiveram que escapar e se refugiaram em Listra de Derbe, cidade antiga que se localizava na atual Turquia. Nesse local, Paulo curou um aleijado.

Paulo e Barnabé, por causa desse milagre, foram aclamados e tratados como deuses. Barnabé foi chamado de Zeus e, visto o seu dom de grande orador, Paulo foi chamado de Hermes. Esse era o deus patrono dos oradores e dessa palavra vem "hermenêutica". Praticamente, os habitantes daquela cidade assimilaram Paulo e Barnabé a deuses olímpicos, de Atenas. Provavelmente Zeus era o protetor da Licaônia.

Obviamente, os dois não toleram tal comparação, definindo-se homens, acusando a veneração de ídolos e dizendo que o verdadeiro Deus é aquele que fez o céu e a terra.