Olá Ruben de Portugal!

Igualar o estilo de vida dos primeiros cristãos com o estilo de vida comunista seria minimizar a forma de viver do cristianismo igualando com a forma de vida marxista.

O texto dos Atos dos Apóstolos que fala da vida dos cristãos vai muito mais longe do que simplesmente falar que os primeiros cristãos tinham tudo em comum e os comunistas tem tudo em comum. Mas junto com este aspecto os primeiros cristãos tinham outros ideais que os comunistas rejeitam, desprezam e chegam falar como que a religião seja o ópio do povo. Por isto não deve existir.

Vejamos o texto de Atos dos Apóstolo 4,42 e 4,44:

42 Eles se mostravam assíduos ao ensinamento dos apóstolos, a comunhão fraterna, a fração do pão e as orações. 44 Todos os fiéis unidos tinham tudo em comum, vendiam suas propriedades e os seus bens e dividiam o preço entre todos, segundo a necessidade de cada um.” (Atos dos Apóstolos 4,42 e 44) Bíblia de Jerusalém.

Nestes dois versículos dos Atos encontramos uma serie de controvérsias entre o ser cristão e o ser comunista. Elenco alguns:

- Eles se mostravam assíduos ao ensinamento dos apóstolos. Para os comunistas a doutrina é a marxista, com orientações diversa do evangelho. Ex: A luta pelo poder que os comunistas pregam.

- comunhão fraterna. E o que os membros das primeiras comunidades buscavam. Sabemos que está comunhão fraterna no comunismo beneficia os que pertencem ao partido. Os outros estão classificados diferentemente.

- Fala que eram assíduos na oração. Isto não existe no comunismo. As Igrejas fechadas e a religião rejeitada.

Coloco estes aspectos, existem muitos outros, penso que não podemos colocar no mesmo patamar, os cristãos e os comunistas. Até alguns pontos são comuns, mas existem outros que deixam a desejar. Isto sem falar em política que os primeiros cristãos tinham outra compreensão.