Olá Marcelo Ribeiro do Rio de janeiro - RJ!

Certamente foi distribuído peixe cozido como era o costume da região do Mar da Galiléia, veja o texto abaixo:

Caro leitor a reposta encontramos no próprio texto do evangelho, no final do evangelho de Lucas Jesus aparece aos seus discípulos em Lucas 24,40-43:

“Dizendo-lhe isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, por causa da alegria, não podiam acreditar ainda e permaneciam surpresos, disse-lhes: “Tendes o que comer?” Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado. Tomou-o, então, e comeu-o diante deles.” (Lucas 24,40-43) Bíblia de Jerusalém.

Este fato evangélico acontecido depois da ressurreição de Jesus com os discípulos mostra como na beira do lago da Galileia era preparado peixe.

 

No Mar da Galileia a indústria do Pescado

A maioria dos discípulos de Jesus eram pescadores e trabalhavam para empresas de pesca no mar da Galileia ou pescavam por conta.

Vejamos no texto: Mateus 4,18:

Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhe: Segui-me e eu vos farei pescadores de homens. (Mateus 4,18-20) Bíblia de Jerusalém.

A cidade de Cafarnaum era lugar de passagem para Damasco e para o norte. Inúmeras caravanas por ali passavam transportando mercadorias.

A indústria do peixe seco era muito grande. As caravanas compravam para serem levados e servidos de alimento nas longas jornadas pelo deserto.

O texto do Novo Testamento não fala que o peixe cru servia de alimentos para os habitantes desta região do Mar da Galileia.